• ge1013

Tropa Escoteira e Tropa Sênior participam do Programa Amigo dos Rios

Atualizado: 19 de jul. de 2021

Tropa Sênior Kailash realiza MutEco em conjunto com G.E. Universitário, Clã Excalibur e o Programa Amigo dos Rios.

No último sábado, dia 19 de junho de 2021, a Tropa Sênior Kailash recebeu o Clã Pioneiro Excalibur, Tropa Escoteira Fênix do G.E. Universitário e Tropa Sênior Karib também do G.E. Universitário, para a realização do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutEco).

Os participantes da atividade.Em parceria com o Programa Amigo dos Rios, do qual explicamos o trabalho no último “São Gaspar Eco”, foi uma tarde de muitos aprendizados e conscientização em relação a nosso impacto ambiental.

A tarde iniciou às 15 horas com a tradicional cerimônia da Bandeira, logo após, o chefe Evaldo realizou um minuto de silêncio em homenagem a memória de Fábio Meneguini, marido e pai de duas meninas, Fábio nos deixou precocemente em decorrência de complicações da Covid-19. Foi um importante pai apoiador do escotismo do São Gaspar e empresário. Sempre disposto a ajudar com alegria, Fábio deixará muitas saudades.

Depois da homenagem, a chefe Bruna, responsável pela atividade, deu boas-vindas aos visitantes do Grupo Escoteiro Universitário – 101/PR, e as responsáveis pelo Programa Amigo dos Rios, Marília e Silvana.

Logo após, passou-se a palavra a Silvana que iniciou apresentação do Projeto e passou a explicar da importância de preservarmos nossas Bacias Hidrográficas, em especial a do Rio Belém, que passa dentro de nossa comunidade.

Depois da apresentação, houve a exibição de um teatro sobre a importância de mantermos nossos jardins e pátios limpos, livres de acúmulos que possam causar a infestação de várias pragas urbanas e trazer doenças perigosas como a Leptospirose.

Momento da Palestra.

Foi divertido ver o teatro, pois, de forma animada, podemos entender como os mosquitos, baratas e ratos trabalham com nossa sujeira. E que, ao organizarmos nossas casas, conseguimos terminar com o ambiente ideal para sua proliferação.

Após o teatro, realizamos uma atividade chamada “Pegada Ecológica”, onde podemos, ao responder certas perguntas, determinar quantos Planetas Terra estamos consumindo e com isso mudar nossas rotinas. Foi muito importante cada um conseguir ver o que está fazendo e tentar maneiras de ser mais sustentável.

Após a atividade, Silvana passou então a uma palestra de cunho ambiental, abordando diversos temas, como a poluição das águas, as matas ciliares, a importância do cuidado do poder público com o meio ambiente, sustentabilidade e o consumo de alimentos de origem animal. Houve bastante debate entre os jovens presentes, iniciando em nosso “chat” e por fim migrando para boas opiniões no “ao vivo”.

Após a palestra a chefe Bruna encerrou com chave de ouro, ensinando a todos como fazer através de dobraduras com papel de jornal, uma sacola ecológica para substituir sacolinhas plásticas nos lixos secos e do banheiro. Foi bem interessante e surgiram inúmeros tipos de sacolinhas, desde as maiores até menorzinhas.

Vídeo interessante sobre o impacto da perda de uma espécie animal na natureza.

A tarde foi encerrada com uma cerimônia de bandeira e uma oração final mais que especial, onde os presentes de forma espontânea, agradeceram com poucas palavras pela atividade, pelo nosso meio ambiente, pela chuva que estava caindo e pela saúde das pessoas! Formando uma bela corrente de coisas boas.

Vídeo tutorial de como fazer sacola de papel.

Agradecemos a disponibilidade do Programa Amigo dos Rios por mais esta atividade realizada com sucesso e esperamos poder ter mais parcerias como esta no futuro.

Sacolinha feita por jovem.

Agradecemos o empenho e participação de nossos jovens da Tropa Sênior Kailash e Clã Pioneiro Excalibur e de nosso Grupo Escoteiro irmão o Universitário, nas presenças de sua Tropa Escoteira e Sênior. E por fim agradecemos os organizadores desta atividade, as chefes Bruna e Brenda, Silvana e Marília.

Sempre Alerta para Servir!

Por Junior Castro Bieger – Diretor de Comunicação G.E. São Gaspar Bertoni – 124/PR

Texto retirado do site do G.E. São Gaspar Bertoni